Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Maio de 2024
Notícia
18/09/2013 | Estudante do IESI falou sobre ‘vitimização’ para aprendizes do Jovem em Ação

Aprendizes do Jovem em Ação que frequentam o COPAR (estágio anterior ao ingresso no mercado de trabalho) assisitram no dia 02 uma palestra com o quartanista de Direito do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), Thieres Ribeiro da Cruz. O convidado palestrou para um público estimado em torno de 80 aprendizes e abordou a questão da ‘vitimização’, palavra que denomina de uma especialização do Direito Penal adotada em pelo menos 10 países.

Trata-se, segundo Cruz, da análise das condições que efetivamente contribuem para a ocorrência de vários tipos de delitos causados pela própria vítima. Ele revelou que adotou o tema como forma de dar sua contribuição pessoal para a diminuição dos índices de violência. “Conscientizar as pessoas, sobretudo os mais jovens, a respeito das formas como podemos evitar situações constrangedoras que contribuem para aumentar as estatísticas da violência é algo que tem me motivado bastante e tenho visitado escolas e instituições com o perfil do Jovem em Ação levando este tipo de informação”, relatou.

Ele disse que são muitas as situações onde as pessoas ainda que de forma inconsciente acabam por dar margem a ação de criminosos, descrevendo as mais notórias, como caminhar em local ermo portando objetos de valor; mulheres trajadas com vestimentas inapropriadas para o horário e o local onde circulam, deixar veículos abertos e residências semi-abandonadas. “Importante observar que muitos magistrados examinam questões iguais a esta no momento de se aprofundar num julgamento”, advertiu.
 
No caso do Jovem em Ação, Thieres contou que a cada nova turma que chega para se qualificar para tentar a sorte no mercado de trabalho, recebe convite da direção da entidade para se apresentar na qualidade de um ex-aprendiz. “ Já pertenci ao Jovem em Ação e tenho o maior orgulho em palestrar para os jovens”, mencionou.
 
No caso específico das explanações dirigidas aos aprendizes, sua palestras derivam para outros fatores potencialmente causadores de vitimização como assédios moral e sexual e o bulliyng.”São situações que podem encontrar tanto no seu processo de aprendizado, quanto no futuro local de trabalho. Particularmente fico feliz com o grau de interesse que estes temas despertam nos jovens”, frisou.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2170 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções